Quantos dias eu posso faltar no trabalho depois da morte de um parente?

Rate this post

A perda de um parente ou amigo é sempre muito sofrida, é um momento que por mais forte que seja a pessoa, os sentimentos e a dor emocional dificultam fazer as tarefas mais simples, isso porque o indivíduo está vivenciando uma profunda tristeza.

Nesses casos o trabalhador não se encontra em condições de exercer suas tarefas profissionais, se encontra incapacitado de produzir, pior ainda quando se trata de atividades que manuseia maquinários de corte que possa causar acidentes, pois o nível de atenção que costuma ter diariamente fica prejudicado por conta do fator emocional.

O trabalhador tem direito a dispensa remunerada do serviço pelos dias de luto, mas não é a morte de todos os parentes que o trabalhador pode ficar ausente do serviço por determinados dias, como permite a lei. Quem falta o trabalho sem antes se informar, o dia ou os dias são descontados e ainda pode receber advertência, caso não consiga comprovar a incapacidade por meio de atestado médico ou uma justificativa que, de fato abone o dia, o que é mais difícil.

Infelizmente todo mundo está sujeito a ter de lidar com a morte de uma pessoa querida, muitas vezes, a tristeza da partida de um primo, sobrinho, genro, sogro, cunhado ou um grande amigo e infância, para quem é muito próximo o luto dói muito na alma, mas no emprego não se pode afastar por dias. O ideal nessas perdas é conversar com o chefe ou dono da empresa para acompanhar o sepultamento com a família, em geral se trata de solidariedade, por isso não se costuma ter problemas, porém é só para o dia, exceto quando a pessoa que morreu seja dependente do trabalhador.

Entenda quantos dias o trabalhador pode faltar ao trabalho depois da morte de um parente

Em caso de morte de algumas pessoas da família, o empregado pode ficar ausente por 2 dias, o ideal para comprovar o motivo da ausência garantida por lei, é apresentar documento que comprove o grau familiar e a justificativa de morte, para isso o melhor documento é a cópia certidão de óbito, embora outros documentos possam ser apresentados, esse é indiscutível.

O trabalhador que perde os seguintes familiares, não podem ter a falta no trabalho descontada;

  • Mãe;
  • Filho;
  • Cônjuge;
  • Pai;
  • Avós;
  • Neto;
  • Irmão.