Como falar de si mesmo em uma entrevista de emprego

Rate this post

Chegou o dia de se apresentar para a entrevista de emprego, no momento em que o candidato recebe o contato por parte da empresa para a qual enviou currículo. Sim, é um alívio saber que terá uma chance melhor para conseguir a vaga, sem ser apenas com base na apresentação das informações do currículo que são importantes, mas nada como se apresentar pessoalmente.

A entrevista é muito importante para a empresa e também uma oportunidade do candidato fazer sua apresentação e tirar dúvidas que o recrutador possa ter referente às informações do currículo. Em geral, a ideia é avaliar no conceito psicológico.

O aspecto psicológico do candidato, muitas vezes supera a experiência profissional, uma vez que muitas empresas preferem oferecer treinamento a contratar um funcionário com dificuldades nas relações interpessoais, por isso a avaliação tem como objetivo também observar as características de comportamento.

Nessa questão comportamental, o entrevistador tenta apurar se o candidato a vaga é uma pessoa que está disposta a aprender e crescer na empresa, saber conviver em equipe sem provocar discussões por conta de diferentes opiniões, respeitar os superiores na escala de hierarquia, saber lidar com pressão.

Para entender se o entrevistador está buscando informações que identifique essas questões, saiba que a pergunta mais comum na verdade é um convite para o candidato falar sobre si mesmo.

Vamos às dicas para falar de si mesmo sem se comprometer na entrevista de emprego.

Antes de seguir para as dicas, é importante lembrar que o fato de saber ou aprender como se sair bem na entrevista ao falar sobre si mesmo, não significa que irá mentir apenas contornar com delicadeza questões que poderiam dar a entender suas dificuldades sem que de fato seja um proceder comum.

A primeira dica é quando tiver de falar de uma qualidade, não exagerar com altos elogios, apenas indique um exemplo.

Para falar sobre seu ponto negativo, do tipo autocrítica, evite falar mal do antigo chefe ou emprego, fale de maneira breve, sem se estender muito no assunto.

 Ao ter de falar o motivo do desligamento do último emprego, não critique nem coloque culpa nos outros. Analise em casa um modo de dizer a verdade sem falar mal de alguém.

Durante a entrevista, tente se sentir à vontade sem falar palavrão, não tente fazer piadas só porque o entrevistador parece descontraído, ao contrário, melhore o vocabulário.